retail 800 72dpis - IoT NO VAREJO: OS BENEFÍCIOS PARA OS FUNCIONÁRIOS

A internet das coisas (IoT) é uma das principais iniciativas que está revolucionando o varejo. Do chão de fábrica às prateleiras das lojas, a tecnologia IoT, como sensores RFID, beacons, quiosques e sinalização digital, câmeras de vídeo e prateleiras inteligentes estão oferecendo aos varejistas novas oportunidades para melhorar a experiência do cliente. As decisões estão sendo tomadas com base em dados concretos, em vez de tentativa e erro, e, em vez de ceder às previsões apocalípticas de anos anteriores, as compras nas lojas estão aumentando e o futuro nunca pareceu mais brilhante.

Mas o que tudo isso significa para o funcionário do varejo? Se a tecnologia é tão eficaz na melhoria das estratégias de varejo, onde isso deixa a equipe da linha de frente?

Embora você possa pensar que a tecnologia emergente da IoT está incentivando o processo de darwinismo dos links mais fracos, ela está, na verdade, proporcionando uma oportunidade para os funcionários do varejo aumentarem seu desempenho. Alavancado como pretendido, ele pode tornar as expectativas do cliente mais fáceis de gerenciar e, em última análise, facilitará a execução mais eficiente do trabalho.

Tecnologia IoT em ação no varejo
Quando o tráfego na loja começou a diminuir, muitos varejistas optaram por reduzir sua equipe de funcionários em um esforço para permanecer lucrativo. Nos momentos mais movimentados, isso não se mostrou uma estratégia inteligente, como se as lojas estivessem superlotadas, as linhas aumentassem e o serviço fosse prejudicado.

Sem olhar para trás, os funcionários ficaram sobrecarregados e incapazes de atender à demanda até mesmo do atendimento mais básico, como solicitações de dimensionamento, disponibilidade de estoque ou opções de check-out rápido. Na verdade, essas são as maneiras pelas quais a IoT ajuda a equipe de varejo, melhorando a experiência do cliente na loja, fornecendo uma linha de comunicação direta e decisiva entre a equipe da loja e sua clientela.

Por exemplo:

Salas de montagem digital
Os vestiários digitais oferecem uma maneira de os clientes interagirem com estoque e equipe disponíveis. Se um cliente estiver experimentando um item e precisar de outro tamanho, ele poderá ligar para um associado com apenas um toque. Além disso, o associado pode saber o que o cliente precisa antes de falar com ele, eliminando pelo menos um par de viagens de ida e volta.

Prateleiras inteligentes
As prateleiras inteligentes podem alertar os associados das lojas quanto aos níveis de estoque e podem iniciar reordenamentos ou transferências de outras lojas, eliminando a frustração de um cliente não conseguir encontrar seu tamanho ou item desejado. Isso também reduz as tarefas administrativas que o atendente normalmente teria que fazer, permitindo que elas se concentrassem mais em seus clientes.

RFID BEACONS
Os beacons da loja permitem uma experiência de compra altamente personalizada. Os beacons reconhecem os clientes quando estão na vizinhança, enviando ofertas relevantes para seus comportamentos de compra anteriores. Assim que entram na loja, o associado recebe uma notificação e, em seguida, poderá acessar a atividade do programa de fidelidade, ver o que pesquisou recentemente, o que adquiriu no passado e assim por diante. Isso permite ao associado a capacidade de atender ou exceder as expectativas, melhorando a experiência de compra e tornando o trabalho mais satisfatório e eficaz em todos os aspectos.

Estas são apenas algumas maneiras pelas quais a IoT facilita o trabalho do funcionário de varejo. Se você quiser saber mais sobre como a IoT pode transformar suas operações de varejo, entre em contato conosco hoje mesmo.

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