iot 800 72dpis 1 - CRIANDO CADEIAS DE SUPRIMENTOS INTELIGENTES

O tópico das cadeias de suprimentos inteligentes tem valor que se estende a praticamente todos os setores – não apenas ao varejo. A transformação digital que estamos experimentando forneceu uma plataforma a partir da qual empresas em todo o mundo podem se tornar mais eficientes de ponta a ponta, mas com isso, há uma expectativa crescente de cada elo da cadeia, até o usuário final , que os processos se tornam mais eficientes, mais confiáveis ​​e mais transparentes.

O status quo na gestão da cadeia de suprimentos: passado e presente

No modelo padrão da cadeia de suprimentos de manufatura, o processo é bastante consistente:

Primeiro, as necessidades de vendas são projetadas para o próximo período com base na demanda.
A manufatura, então, ordena as matérias-primas e outros bens necessários para atender a essa demanda.
A distribuição se prepara para o volume de estoque que eles estarão manipulando.
Os clientes recebem expectativas em relação à entrega.
Sem surpresas gritantes ao longo do caminho, todos esperam que isso ocorra como de costume.

Infelizmente, as coisas nem sempre correm perfeitamente. Ocasionalmente, a demanda excede a oferta e, às vezes, ocorre o contrário. As projeções raramente são precisas e há pouca transparência entre cada nó. Quando um departamento não sabe o que o outro está fazendo, a eficiência é quebrada. Infelizmente, isso é uma expectativa e não um ultraje.

Como a transformação digital está tornando as cadeias de suprimentos mais inteligentes

As ferramentas digitais estão mudando a cara de como fazemos negócios. Em apenas alguns anos, esses são apenas alguns dos avanços que vieram à tona:

The Cloud, que nos forneceu acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana
Omnichannel, que divide os silos de dados e melhora a prestação de serviços ao cliente
IoT, que transformou a fabricação e a logística
AI, que tem a capacidade de simplificar praticamente todos os processos da cadeia até o usuário final / consumidor
Big Data, que fornece dados comerciais acionáveis ​​em tempo real para os tomadores de decisão
Essas tecnologias nos permitiram, em poucos anos, melhorar drasticamente as eficiências em todas as camadas de prestação de serviços, mas ainda temos um longo caminho pela frente. A cada salto, as expectativas estão aumentando.

Blockchain: o elo perdido

Engenheiros, cientistas de dados e executivos do C-Suite continuam buscando formas de aumentar a transparência transacional. Em um esforço para reduzir custos e melhorar modelos operacionais em todas as camadas, blockchain é aproveitado como o “elo perdido” que irá reduzir a gordura, simplificar o que já foi muito complexo e conectar todas as entidades diferentes em um pacote elegante e elegante.

Como o blockchain irá melhorar a cadeia de suprimentos inteligente?

Blockchain, simplesmente, é um banco de dados distribuído que pode conter todos os dados transacionais relevantes. Como existe como razão distribuída, ela não é controlada por nenhuma entidade. Isso significa que todas as partes interessadas podem acessar seus dados transacionais a qualquer momento para garantir que sejam precisas e verdadeiras.

Como a própria natureza do blockchain – e é isso que o torna tão atraente para a cadeia de suprimentos – é que os dados que ele contém não podem ser alterados, pelo menos não sem o consenso de cada parte interessada individual na cadeia. Isso elimina o engano e a ambiguidade, seja por erro humano ou por fraude deliberada.

Outra beleza oportuna do blockchain é que ele efetivamente eliminará muitos processadores de terceiros, já que não haverá necessidade de uma entidade gerenciar o fluxo de dados. Ele não só fornecerá transparência completa de ponta a ponta, mas reduzirá os custos em toda a linha, já que haverá menos mãos no processo transacional: sem banqueiros, sem contadores de bean, sem advogados. É uma coisa linda.

Se você gostaria de aprender mais sobre blockchain e outras tecnologias da cadeia de suprimentos digital, deixe-nos hoje.

Please follow and like us:
icon Follow en US - CRIANDO CADEIAS DE SUPRIMENTOS INTELIGENTES 920

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *